segunda-feira, 13 de abril de 2009

#29. Novo Album dos Blasted Mechanism

Novo vocalista, nova imagem mas os mesmos valores. Os Blasted Mechanism continuam a falar a sua língua, ainda que com a ajuda de outros intérpretes.

Os Blasted Mechanism têm o que é mais importante: a personalidade. É um típico caso de amor ou ódio, ainda por cima porque as suas «canções» não são bem «canções», embora tenham vindo a ganhar um cariz mais convencional ao longo do tempo e, sobretudo, desde a edição de «Namaste» (2003).


«Mind At Large» é um interessante alargar de espectro que abrange uma série de culturas: adufes, uma banda mariachi, a «poesia» de Marcelo D2 e a intervenção «póstuma» do Professor Agostinho da Silva. Mas nunca deixam de ser os Blasted, ritmicamente pujantes.


A melhor notícia deste «Mind At Large» é o corte com os excessos formais do anterior «Light In Sound/Sound In Light» em que o conteúdo perdeu, claramente, espaço face à geometria da música. Não será um reinício mas antes um retomar de rumo em que o novo vocalista Guitshu se integra naturalmente.

Nesta altura do campeonato, dificilmente se poderia esperar uma reinvenção de quem construiu um ADN único e inimitável. «Mind At Large» é um suporte eficaz para quem tem nos concertos o seu core business. A nova tecnologia que acompanha o disco é um belíssimo exercício de imaginação para combater a pirataria.

por Davide Pinheiro

Sem comentários: