Câmara Municipal universaliza informação turística e do Plano Director Municipal, que pode ser descarregada grátis para o PC ou para o GPS em tempo real, de forma fácil e para todos. Basta clicar nos galos.
Percursos turísticos, património arquitectónico e ambiental, locais para comer e dormir, volumetria dos edifícios, estatísticas 3D (por exemplo, a evolução da população), planos de obras das freguesias e da autarquia. Barcelos é talvez o concelho do pais melhor georeferenciado na Internet. O cidadão pode descarregar gratuitamente a informação no site da Câmara, através da aplicação "Barcelos nos seus Dedos", e depois clicar nos marcadores de galinhos ou conferir pormenores a três dimensões, nas plataformas Google Earth, Google Maps e Virtual Earth, onde se vê o mundo por imagens de satélite.
Pode-se também fazer download dos dados para o GPS e usá-los em tempo real, seja na viagem de carro, na caminhada escutista, na aventura de geocaching e até em eventuais avaliações de terrenos ou imóveis. "Esta aplicação dá visibilidade mundial à oferta turística de Barcelos, atrai mais viajantes e reúne toda a informação recolhida desde 2002 no âmbito da revisão do PDM (Plano Director Municipal)", disse o vereador do Urbanismo. Manuel Marinho sustentou que o serviço foi concebido na íntegra com "a prata da casa", nomeadamente o técnico de planeamento Miguel Pereira e o engenheiro de sistemas Pedro Pereira.
As bases de dados e os ficheiros vectoriais estão "acessíveis a todos", desde a rede viária agrupada por categorias, o PDM demarcado por cores, as escolas, parques desportivos e postos de saúde, as 12 rotas de ecoturismo, os sete itinerários culturais (city break, igrejas, museus, solares, românico, termas, pedestrianismo). Somam-se vários conteúdos dos três últimos Censos nas 89 freguesias, os 117 sítios candidatos a 7 Maravilhas do município ou, por exemplo, os diversos monumentos - estes surgem com o ícone da máquina fotográfica roxa, que ao ser clicado mostra a foto e a descrição do local.
O internauta pode deixar sugestões neste guia turístico virtual, pois o arquivo está "em actualização permanente". Pretende-se a breve trecho partilhar os dados em mais idiomas - o item Caminhos de Santiago já está em inglês e francês -, bem como simplificar e alargar o legado para mais aparelhos GPS, facilitar reservas em hotéis, casas de turismo rural ou bares e, quem diria, saber qual o lixo acumulado e tratado nos 362 ecopontos identificados. Barcelos tem sabido actualizar-se ao advento da net, ao "edutainment" como nova religião e acentua turisticamente a marca do galo, o símbolo oficioso de Portugal.
in jn
Sem comentários:
Enviar um comentário